quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sebrae e o Empreendedorismo!



Grupo: Seguidores a Distância
Sesi-Cefem


O Sebrae é um serviço social autônomo, parte integrante do Sistema S que objetiva auxiliar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país. Atua também com foco no processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, feiras e rodadas de negócios.

Além do trabalho de consultoria aos empresários no que tange a diversas questões como Abertura de Empresas, Formação de Preço de Venda, Administração Financeira, Recursos Humanos, entre outros, o Sebrae também possui diversos projetos especiais. Dentre eles o Projeto de Orientação para o Crédito onde, através de cursos realizados porinstrutores que passam por rigorosa seleção, os empresários aprendem como utilizar da melhor maneira a obtenção de crédito ou microcrédito.


O Sebrae tem como um de seus objetivos principais difundir e estimular ações empreendedoras. Além de diversos cursos, palestras e orientações, o maior destaque nesse ponto está no EMPRETEC, um dos programas mais bem sucedidos da empresa, com metodologia desenvolvida pela ONU e do qual já participaram mais de 20 mil empresários. O participante aprende quais são as competências e características de um empreendedor e através de jogos, tem a oportunidade de vivenciar mudanças comportamentais. O curso tem a duração de 60 horas e exige dos participantes grande disponibilidade. A entrada para o programa não é tão simples, antes o candidato deve preencher um questionário e também passar por uma entrevista com consultores especializados para ser aceito. O Empretec possibilita a participação do empresário em outras atividades do Sebrae, como a Rodada de Negócios.


O Sebrae apoia e oferece capacitação para a formação de Cooperativas e Associações por acreditar que são formas que podem garantir auto-sustentabilidade. As cooperativas, muitas vezes, são responsáveis pelo desenvolvimento econômico de determinadas regiões, garantindo profissionalização, geração de renda e emprego. Também se dá através de Associações com o mesmo objetivo de auto-sustentatibilidade, com a diferença que Associação é uma entidade de direito privado, dotada de personalidade jurídica e caracteriza-se pelo agrupamento de pessoas para a realização e consecução de objetivos e ideais comuns, sem finalidade lucrativa.


Para mais informações acesse o site: www.sebrae.com.br

Um comentário:

  1. Equipe Seguidores a Distância,
    Muito bem colocada sua matéria sobre o tema Empreendedorismo. Estão de parabéns por ter focado no SEBRAE, uma instituição voltada para o desenvolvimento empreendedor no país.

    ResponderExcluir