O que é os 5 Ss??
1º S- Senso de seleção(seiri)Os 5S é uma forma de origem japonesa para a organização de qualquer ambiente, principalmente os de trabalho. É composta por 5 conceitos simples que, em japonês, começam com "S".
- SEIRI
- SEITON
- SEISOH
- SEIKETSU
- SHITSUKE
MOTIVAÇÃO <---> SEGURANÇA <---> QUALIDADE <---> PRODUTIVIDADE
A importância do 5s:
É importante pois a arrumação, limpeza e a ordem afetam a vida de cada um de nós, em todos os lugares. A empresa tem que ser limpa para aqueles que trabalham o ano inteiro. Limpeza e Ordem são necessárias para reduzir tempo e ter melhor qualidade.
Os 5s também previnem problemas como:
- Perda de tempo procurando ferramentas ou materiais fora do lugar.
- Desordem e condições inseguras.
- prevenção de quebras.
- melhorias da qualidade de vida e de serviço.
Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc. Na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.
Como praticar:
- Verificar, dentre todos os materiais, equipamentos, ferramentas, móveis, etc aquilo que de fato é útil e necessário.
- Separar tudo o que não tiver utilidade para o setor:
materiais que não tem utilidade para o serviço executado pelo setor.
Gráfico do "Seiri"
Resultado:
- Desocupa espaços e estoques.
- Torna mais visíveis os materiais realmente utilizados.
- Torna o ambiente mais claro, confortável e fácil de limpar.
- Evita a compra desnecessária de materiais.
Enfoca a necessidade de um espaço organizado. Refere-se à disposição das ferramentas e equipamentos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. Ferramentas e equipamentos deverão ser deixados nos lugares onde serão posteriormente usados. O processo deve ser feito de forma a eliminar os movimentos desnecessários.
Como praticar:
- Definir um lugar para cada coisa e o modo adequado de guardá-la: objetos diferentes em locais diferentes.
- Desenvolver o hábito de guardar os objetos nos seus devidos lugares após utilizá-los.
- Criar sistema de identificação visual dos objetos, para facilitar o acesso aos mesmos (cores, rótulos, símbolos).
- Utilizar controle de materiais, equipamentos, etc, se necessário.
- Organizar a própria vida: defina objetivos de curto, médio e longo prazo. Seja o comandante do seu destino!
- Racionaliza os espaços.
- Facilita o acesso aos materiais e equipamentos, reduzindo o tempo de busca.
- Evita estoque em duplicidade.
- Melhora o ambiente, reduzindo o esforço físico e mental.
3º S- Senso de Limpeza(seisoh)
Designa a necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. A limpeza, nas empresas japonesas, é uma atividade diária. Ao fim de cada dia de trabalho, o ambiente é limpo e tudo é recolocado em seus lugares, tornando fácil saber o que vai aonde, e saber onde está aquilo o que é essencial. O foco deste procedimento é lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho diário, e não uma mera atividade ocasional quando os objetos estão muito desordenados.
Como praticar:
- Fazer uma faxina geral, limpando pisos, paredes, armários, mesas, arquivos, máquinas e equipamentos etc.
- Limpar os equipamentos após o uso, para o próximo que usar encontrar limpo.
- Minimizar a geração de lixo.
- Identificar as causas raízes dos danos e propor ações para eliminá-las definitivamente.
- Evitar sujar o local desnecessariamente, desenvolvendo hábitos de limpeza: lixo na lixeira, mesas limpas, máquinas cobertas, etc.
- Conscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado: manter o local de trabalho limpo é tarefa de todos, não apenas do pessoal da limpeza.
- Cria um ambiente de trabalho saudável e agradável.
- Melhora a qualidade de vida dos servidores.
- Melhora a imagem do setor, da instituição e, por extensão, dos servidores.
4º S- Senso de higiene e Saúde(seiketsu)
Desenvolver a preocupação constante com a higiene em seusentido mais amplo, tornando o lugar de trabalho saudável e adequado às atividades ali desenvolvidas.
Como praticar:
- Estar atento às condições ambientais de trabalho, tais como: iluminação, ventilação, ergometria dos móveis, etc, melhorando-as e adequando-as às necessidades.
- Criar um ambiente harmonioso que leve em consideração a estética (beleza) do local de trabalho.
- Cumprir horários.
- Cumprir prazos.
- Melhora a saúde geral dos servidores.
- Eleva o nível de satisfação dos servidores.
- Facilita as relações humanas.
- Divulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos servidores.
Refere-se à manutenção e revisão dos padrões. Uma vez que os 4 Ss anteriores tenham sido estabelecidos, transformam-se numa nova maneira de trabalhar, não permitindo um regresso às antigas práticas. Entretanto, quando surge uma nova melhoria, ou uma nova ferramenta de trabalho, ou a decisão de implantação de novas práticas, pode ser aconselhável a revisão dos quatro princípios anteriores.
Como praticar:
- Tornar a prática dos "S" anteriores uma rotina a ser cumprida disciplinadamente.
- Compartilhar objetivos.
- Agir com paciência e perseverança no cumprimento das rotinas.
- Transformar a disciplina dos "5S" em autodisciplina, incorporando definitivamente os valores que o programa recomenda.
- Elimina a necessidade do controle autoritário e imediato.
- Facilita a execução das tarefas.
- Possibilita o auto-desenvolvimento pessoal e profissional.
- Prepara a instituição e os seus servidores para a implantação de Programas da Qualidade mais abrangentes.
Grupo: Simonsen
Fonte: prefeitura.sp.gov
Grupo Simonsen,
ResponderExcluirEstão de parabéns pela matéria!
E o mais importante, ter colocado a fonte para consulta.
Continuem assim pessoal!