domingo, 27 de junho de 2010

As TIC's na Inclusão digital




Atualmente as TIC's (Tecnologia de Informação e Comunicação) têm se tornado foco de muitos
projetos e discussões. A necessidade de uma inclusão digital é visível na sociedade em que vivemos.
Citando um exemplo, hoje em dia para arranjar um emprego simples precisamos ter o segundo grau completo e pelo menos uma noção básica de informática para alcançarmos o mercado de trabalho.
O governo faz projetos, busca soluções para essa necessidade que se tornou importante para
a população.
Mas vamos ao que interessa, inclusão digital não é apenas 'alfabetizar' a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores.
Mas como fazer isso? Incluir digitalmente as pessoas não é só ensinar o bê-á-bá dos computadores, não é só colocar a pessoa a frente de um computador e ensinar a usar o microsoft word e o paint. Essa inclusão deve ser feita mostrando além dos programas básicos do computador, deve-se mostrar como a pessoa pode ganhar dinheiro, ganhar espaço na sociedade, arrumar um emprego, comunicar-se pelo simples fato de entender e utilizar os milhares de recursos que a internet, o computador têm a oferecer.
As TIC's têm sido usadas para isso, para garantir que a inclusão chegue a todos e de uma forma fácil e rápida, elas realizam princípios básicos como:
*No campo empresarial, as TIC's proporcionam um ambiente competitivo, promovem a queda dos custos de processamento, influencia planejamento e reorganização das empresas.
As empresas que aderem á essa influência, ganham formas variadas de propaganda, de promover a empresa, de tornar o trabalho mais simples, rápido e eficiente, são inúmeras as vantagens.



Agora mudando o foco para as pessoas, cerca de 90% da população brasileira não está incluida no mundo digital. é fácil saber porque, basta responder á duas perguntas simples: Quantas pessoas atualmente têm computador em casa? Quantas têm acesso á linhas telefônicas? Com isso percebemos como a população está na linguagem popular 'por fora' da nova era, a era da informática.
Ações de inclusão digital devem estimular parcerias entre governos , escolas e universidades. Governos e empresas privadas devem atuar na melhoria de renda, suporte à educação bem como tornar disponíveis equipamentos à população. Algumas ações que podem ser promovidas pelos governos e empresas privadas incluem:

* Acesso á computadores e correios eletrônicas para toda a população
*Tarifas reduzidas na utilização desses recursos de telecomunicação
*Menos burocracia no recebimento de doações de computadores
O Brasil tem condições de superar esse atraso, só é necessário que incie esses projetos HOJE, ou melhor ONTEM, só assim veremos nosso país avançar, progredir e veremos mais pessoas se sentindo menos excluídas.


Exemplos de Projetos de inclusão digital

O Telecentros é um dos maiores programas de Inclusão Digital e Social, que contava em março de 2007 com 158 unidades (com 20 computadores e 1 impressora em cada unidade). Atua em todas as regiões da capital de São Paulo, oferecendo Cursos básicos e avançados de Informática e outros Cursos e oficinas de acordo com a necessidade local de cada unidade. Também oferece livre acesso à Internet. O Programa Telecentros tem sido elogiado frequentemente pela Comunidade Internacional de Software Livre e os cidadãos de São Paulo.
Outro importante programa de Inclusão Digital é o Programa Acessa São Paulo, premiado internacionalmente, tendo aproximadamente quatrocentos postos de atendimento no Estado de São Paulo.
Outros estados também possuem projetos: Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pará.

Inclusão Digital: Um bem e um direito de todos.












2 comentários:

  1. Oi Carol,

    Mais uma boa matéria!
    Você explorou bem o tema sobre inclusão digital mostrando seu impacto na sociedade.

    Boas as fontes de refência que citou.

    Parabéns e forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada professor

    Sempre tentando melhorar !
    Abraços

    ResponderExcluir